Argolas douradas

DSC01955-2

Na sala de espera da maternidade, a luz cor de rosa da parede finalmente indicou que não, eu não seria Bruno, e sim a segunda menina. E, como conta a lenda familiar, foi ai que meu pai saiu pra comprar as argolas doradas. Minhas argolas, que tenho até hoje e que usei por muitos anos da minha infância e adolescência.

Assim me contaram a estória do meu nascimento que se repetiu no nascimento das minhas irmãs, nascidas que fomos na época em que ultrassons não existiam, ou se existiam não eram usados para pré-determinar nomes, cores de enxovais, paredes e ainda outros quetais. Nós 3 temos em comum ter sido Bruno pelo menos durante os noves meses enquanto estávamos na barriga de mamãe.

Da ideia que foi bruno, ao bebê que fui e até a mulher que sou hoje, muitas águas me percorreram, me acompanharam. A proximidade da água sempre foi constante na minha vida e uma parte larga da minha felicidade.

Da água do rio que determinou o lugar onde eu nasci, à água do mar da cidade onde eu cresci. Da água do rio que por 9 anos passou embaixo da minha varanda, à água do mar de veraneios e de fins de semana. Da água das piscinas das férias de minha infância até a água do rio que cerca a ilha onde eu moro hoje. Essa água tem uma presença na minha vida. Essa água me formou. Essa água, em alguma medida, sou eu.

Ela está presente em quem eu sou de forma estreita. E no entanto percebi isso há pouco tempo, não sei como pude não perceber antes, ou talvez até soubesse, não importa.  O que importa é que a água é parte da minha história e agente ativa no que entendo como felicidade.

Mergulhar numa onda, sentir o cheiro do mar, escutar seus barulhos, sentir a maresia na pele, admirar seus azuis. A felicidade são as gotas de água salgada na pele, secando sob sol e a brisa do mar. Sentir o sol na pele e o cheiro de maresia no ar.

Deixe um comentário

